CT-e vinculado a multimodal
O CTe vinculado ao multimodal é um CTe de qualquer outro modal (rodoviário, aquaviário, aeroviário) que representa uma das etapas da operação de transporte multimodal. Pode ser emitido pela mesma transportadora emitente do CTe multimodal, ou pelas empresas contratadas por ela para realizar uma das etapas do transporte.
Na maioria dos casos, o OTM contrata uma ou mais transportadoras para realizar o transporte, de maneira terceirizada, em um dos modais utilizados para o transporte da mercadoria. Sabemos que toda transportadora deve emitir CT-e para registrar a operação de transporte, porém neste caso o CTe deve ser do tipo “Vinculado a Multimodal”.
Esta condição especial de tipo de serviço deve ser aplicada na emissão do CT-e, para que seja relacionada a viagem, ao transporte multimodal. Basicamente, é uma forma de informar à SEFAZ de que esta nova operação de transporte está vinculada ao transporte multimodal, emitido anteriormente por outra empresa. Por este motivo, é chamado de CT-e Vinculado a Multimodal.
Lembramos que, os impostos que incidem nestas operações devem ser previamente consultados com o contador responsável pela empresa regularizada, pois cada caso tem a sua particularidade, temos uma equipe de suporte para lhe orientar como emitir estes documentos, basta nos contatar.
- Reforma Tributária no Transporte: impactos e medidas para quem atua no TRC
- Crédito Outorgado ICMS TRC: saiba como reduzir a carga tributária da sua transportadora
- Tabela ICMS para Transporte de 2025: Guia Completo para Calcular
- Lucro Real e Presumido para Transportadoras: qual regime tributário é mais vantajoso?
- Planejamento Tributário para o Transporte: como pagar menos impostos com segurança e eficiência


